A Sociedade Brasileira de Geriatria Preventiva


A Sociedade Brasileira de Geriatria Preventiva - SBGP, tem por objetivo obter para os pacientes envelhecimento saudável. Até o presente momento não há condiçao clinica de intervir no próprio mecanismo do envelhecimento (o que poderá ocorrer no futuro pela terapia genética). O que pretende a SBGP é propugnar um metodologia para prevenir doenças degenerativas, agravos por hábitos de vida nocivos, bem como atuar minorando a ação de agentes deletérios para a saúde como os radicais livres e a redução da produção de alguns hormônios, alterações metabólicas ou queda na atividade do sistema imune.

A geriatria preventiva é realizada através de:
  • Avaliação do Envelhecimento (Questionário IBRAGE)
  • Medicina Preventiva (Protocolos especializados)
  • OSB - Otimização de Sistemas Biológicos

A geriatria preventiva é definida pela fórmula:

Geriatria Preventiva = MP+ OSB®

Etapa 1 – MP (Medicina preventiva)
Etapa 2 – OSB (Otimização de Sistemas Biológicos)

® Fórmula registrada pelo IBRAGE – Instituto Brasileiro de Geriatria Preventiva)

Pode ser citada com a referência ( Fonte – IBRAGE/DF)


A SBGP foi fundada em Julho de 2002 em Brasília - DF

Dr. Renan Lins Dr. Renan Lins Alves da Cunha
CRM 4977 - DF

Especialista em Medicina Interna - CFM
Especialista em Cardiologia - SBC(AMB)
Pós Graduação em Pneumologia - PUC - RJ
Doutorando em Cardiologia - Wisconsin International University(WIU - USA)
Pós Graduação em Saúde Pública - CEUB DF
Pós Graduação em Filosofia Universidade Católica de Brasília - UCB
Clinico e Cardiologista da Fundação Hospitalar do DF(FHDF)

Dr. Marisa Carla
Dr. Marisa Carla Queiroz Alvas da Cunha
CRM 5027 - DF

Especialista em Cardiologia - SBC - AMB
Especialista em Medicina do Esporte - SBME - AMB
Doutorando em Cardiologia - Wisconsin International University(WIU - USA)
Pós Graduação em Saúde Pública - CEUB DF
Pós Graduação em Filosofia Universidade Católica de Brasília - UCB
Clinica e Cardiologista da Fundação Hospitalar do DF(FHDF)

O Dr. Renan Lins Alves da Cunha e a Dr. Marisa Carla Queiroz Alvas da Cunha são fundadores do Instituto Brasileiro de Geriatria Preventiva e titulares da Cardiofitness - Clinica Cardiológica de Cardiologia, Clinica Médica, Cariogeriatria e Medicina do Esporte. São fundadores da Clínica Médica e Cardiológica do Hospital Santa Helena na Capital da República estando a frente da emergência do hospital, na área de Clinica Médica e Cardilogia - o período de 1990 a 2000, tendo atendido a cerca de cem mil pacientes na emergência e outro tanto nos ambulatórios de geriatria preventiva, clinica médica e cardiologia. A atuação desses médicos é fundamentada pela teoria e ampla prática médica no atendimento nas especialidades citadas - no tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares. Através do tratamento de idosos na clinica médica e da filiação a várias sociedades médicas no Brasil e no exterior, desenvolveram as atividades e métodos de prevenção e tratamento sempre respaldados na medicina baseada em evidências e também, na vasta experiência adquirida no contato com milhares de pacientes.

Estes médicos desenvolveram, através do estudo de protocolos brasileiros (das especialidades clinicas) e também internacionais, protocolos especiais de procedimentos de rastreamento em medicina preventiva que são amplamente utilizados no Instituto Brasileiro de Geriatria Preventiva - IBRAGE-DF nesta instituição é desenvolvido um trabalho em Medicina Clínica voltado para a perfeita realização de atividades em medicina preventiva associadas a procedimento em OSB (Otimização de Sistemas Biológicos) que se resume na modulação (otimização) positiva de sistemas biológicos, bastante utilizada na Medicina do Esporte. Neste caso a SBGP(Sociedade Brasileira de Geriatria Preventiva) foi criada com vistas ao estudo e dfusão desta nova área de atuação médica no sentido de auxiliar os pacientes na busca do envelhecimento saudável.